Atualizações WordPress: cuidados e sua importância.

     

O WordPress é plataforma open-source mais usada do mercado, com seu código aberto para todos, seja para a implementação de melhorias contínuas ou correção de defeitos.

Desde seu nascimento até sua versão atual, o WordPress sofreu no minimo, 80 atualizações em seu código fonte. Todas estas atualizações são realizadas pela comunidade mantenedora, testada por meio de Beta tests, e só então, liberada oficialmente para toda comunidade WordPress atualizar.

Infelizmente esse código aberto, sem devidos cuidados, fica acessível para hackers, que em posse desse código exploram as vulnerabilidades do WordPress. Sites invadidos podem ter seu conteúdo modificado ou apagado, podem ser usados para espalhar vírus, enganar visitantes e até para prejudicar a marca da empresa ou pessoa dona do site.

Além dos problemas de segurança, deixar seu WordPress desatualizado faz que seu site fique de fora das novas funcionalidades lançadas da comunidade WordPress, perde desempenho e velocidade e fica fora do escopo dos novos Plugins, perdendo ótimas ferramentas de desempenho, funcionalidades e métricas.

A internet evolui todos os dias com novas funcionalidades para deixar a navegação para o usuário uma experiência muito mais cômoda e interativa. Sites que acompanham essa evolução tendem a atrair esse publico trazendo mais visitas e gerando mais negócios.
Fazer atualizações manualmente requer atenção para alguns fatores, pois plugins e o sistema por completo, ao ser atualizado, pode ser corrompido por instabilidades diversas, ou mesmo do servidor onde esta hospedado.

Recomendamos que qualquer mudança em seu site deve ser feito primeiro em um ambiente de teste para evitar problemas e logo após em seu site em definitivo.

Backup periódico é de suma importância para as devidas atualizações. Fazendo o backup, você pode recuperar o seu site a sua forma anterior a mudança caso algo de errado.

Verificar a compatibilidade dos seus Plugins também é importantíssimo.

Plugins são adições de funcionalidades a sua instalação do WordPress feito por desenvolvedores da comunidade, alguns Plugins acompanham em tempo real as novas atualizações do WordPress outras podem demorar um pouco.

Conclusão: Para atualizar seu site periodicamente, é muito recomendável que seja feito por um analista desenvolvedor. Consulte sempre quem desenvolveu ou um profissional capacitado para a função.

fontes: 
https://blog.apiki.com
https://digitalpixel.com.br